domingo, 25 de outubro de 2015

Sejam Bem Vindos (as) !!!


1.0 Justificativa

O Estágio é uma etapa muito relevante do curso de Graduação em Geografia na UNEB. Uma vez que, os saberes conquistados são testados na sala de aula, local onde a função docente se materializa. Os alunos que, junto com os estagiários são os atores da relação pedagógica, constituem-se enquanto sujeitos de aprendizagem. Os estagiários, por sua vez, realizam sua primeira incursão como docentes e buscam relacionar a teoria com a prática.
No momento do estágio as escolas recebem os estagiários que assumem a sala de aula dos professores regentes cheios de expectativas, inseguranças, mas também com vontade de desempenhar a função da melhor forma possível.
Mas nem sempre a relação entre a UNEB, o regente e o estagiário ocorre de forma satisfatória. Após a realização desta pesquisa, verificamos que os regentes reclamam da ausência da UNEB na figura do supervisor e sugerem uma aproximação maior.
Percebendo a importância do acompanhamento mais efetivo do Estágio, desenvolvi um canal de comunicação específico para interagir com os professores regentes das escolas onde acontece o Estágio. No intuito de estreitar mais a relação entre a universidade, o aluno e a escola um canal de comunicação pode ser de grande ajuda. Nesse sentido, surgiu a ideia de criar um blog para promover essa interação universidade-escola-comunidade e demais interessados.
O vocábulo blog vem da abreviação de weblog - web (tecido, teia, também usada para designar o ambiente de internet) e log (diário de bordo, registro). É um diário online que permite que os usuários registrem diversos conteúdos que ficam disponíveis em ordem cronológica, com a vantagem de que possibilita um espaço para comentários dos leitores (MONTAVANI, 2005).
Isso porque sendo de fácil acesso e contendo informações importantes pode encurtar a distância entre as partes.
Um canal de comunicação como um blog tem grande utilidade por que permite que os sujeitos acessem e se comuniquem, busquem informações e emitam opiniões. O blog fornece dados a respeito da universidade, disponibiliza o Projeto Político Pedagógico (PPP) e as 74.

resoluções que determinam o Estágio.
Assim, pode buscar cada vez mais aprimorar o desenvolvimento do Estágio visando atender as demandas dos professores regentes e também buscando melhorar a qualidade do curso como um todo para formar professores de Geografia com competência técnica.
O blog vai permitir também que os alunos egressos façam cadastro e assim é possível saber como estão no campo profissional. Isso porque a inserção na área profissional específica indica que o curso tem conduzido satisfatoriamente a formação para que o aluno adquira competências e habilidades necessárias para sua prática pedagógica. Além do mais, pode atender a demanda da sociedade de um modo geral, acerca da compreensão da dinâmica sócio-espacial contemporânea.

1.1 Objetivo geral

Promover a interação entre a UNEB, os professores regentes, os alunos estagiários e alunos egressos do curso de licenciatura em Geografia e demais interessados.
O blog contem informações sobre a UNEB, sobre o curso de Geografia o PPP da UNEB Campus VI, o Projeto do curso de Geografia atualizado, a Resolução sobre o Estágio Supervisionado, ficha cadastral docente ficha cadastral do aluno estagiário e ficha cadastral do aluno egresso. Ele será alimentado periodicamente e atualizado mediante publicações de artigos de interesses específicos.
O blog tem como atribuições:
I - Manter os registros atualizados de professores regentes, alunos estagiários e alunos egressos;
II - Promover o intercâmbio entre a UNEB e as escolas que recebem estagiários (professores regentes);
III - Possibilitar a troca de informações entre os regentes, os alunos estagiários, egressos e demais interessados;
IV - Divulgar permanentemente a inserção dos alunos formados no mercado de trabalho.
O questionário para alunos estagiários e egressos será construído e disponibilizado na página eletrônica dos egressos, sendo dividido em seis partes:
I - Informações pessoais.
II - Informações acadêmicas.
III - Informações profissionais. 75

IV - Avaliação do curso realizado.
V - Informações adicionais.
VI - Sugestões /observações.
O questionário para os professores regentes será constituído por:
I - Informações pessoais.
II - Informações profissionais
III – Avaliação do Estágio
IV - Avaliação dos Estagiários.
V - Informações adicionais.
VI - Sugestões /observações.

18 comentários:

  1. É um grande prazer está conectada com voces.

    ResponderExcluir
  2. Ideia brilhante pró Nubia. O estágio é uma etapa de insegurança para a maioria, eu senti isso na época. Acredito que esse projeto será uma excelente ferramenta de ligação ente a UNEB - estagiários - ESCOLA. Parabéns! Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Profa. Núbia, Parabéns pelo curso e pela criação do blog. Sucesso na continuidade. Questionário devolvido pelo face. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Núbia! Excelente a ideia e a iniciativa da criação de um blog específico de Geografia e de ensino. Espero que ao profissionais da área possam aproveitar e participar desse riquíssimo instrumento de interação. Abraços, Vila

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Núbia! Excelente a ideia e a iniciativa da criação de um blog específico de Geografia e de ensino. Espero que ao profissionais da área possam aproveitar e participar desse riquíssimo instrumento de interação. Abraços, Vila

    ResponderExcluir
  6. Professora Núbia! Bela e tão necessária essa iniciativa. Feliz por encontrar um espaço para discutir o estágio e todas as práticas a ele relacionadas, além de um importante instrumento de integração e conectividade.

    ResponderExcluir
  7. Professora Núbia! Bela e tão necessária essa iniciativa. Feliz por encontrar um espaço para discutir o estágio e todas as práticas a ele relacionadas, além de um importante instrumento de integração e conectividade.

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha ver o Estágio Supervisionado em Geografia como objeto de sua pesquisa. Parabéns, Núbia! Sem dúvidas, o estágio se constitui a ponte entre os saberes acadêmicos e a futura prática docente. Portanto, etapa fundamental em nossa trajetória acadêmica.

    ResponderExcluir
  9. O uso das TIC tem papel transformador na Educação desempenhando importante papel na construção e socialização do conhecimento, é a utilização da tecnologia em prol da formação de futuros professores. Parabéns, Nubia!
    Abraço, Cláudia Fernanda.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Companheira, são inicitivas como esta que dão signigicado ao nosso trabalho na UNEB e certamente promoverá mais segurança aos nossos estagiários. Abraços, Nalva

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, Companheira, são inicitivas como esta que dão signigicado ao nosso trabalho na UNEB e certamente promoverá mais segurança aos nossos estagiários. Abraços, Nalva

    ResponderExcluir
  12. Grande iniciativa. A UNEB e os seus discentes de Geografia ganham muito com este tipo de intervenção.

    ResponderExcluir
  13. Grande iniciativa. A UNEB e os seus discentes de Geografia ganham muito com este tipo de intervenção.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo seu trabalho minha querida mestra Núbia Oliveira! Sua atitude em desenvolver algo voltado para o estágio é muito importante, visto que, ele representa um momento de dúvidas e incertezas. Obrigada por valorizar a cada dia nossa ciência geográfica e por está sempre preocupada em melhorar nossa forma de ensinar e aprender!!!

    ResponderExcluir
  15. Feliz com esse espaço de interação e diálogo acerca da Geografia unebiana. Bela iniciativa.Parabéns, Núbia Brito.

    ResponderExcluir